Editor de Texto Hipster – Parte 02


Na edição passada, falamos de editores de texto alternativos para você “pagar de descolado” no escritório enquanto explora novas funcionalidades ao escrever o seu código.

Mas em tempos de Internet e trabalho remoto, nada melhor do que ter a sua ferramenta mais importante sempre à mão, não importa o local onde esteja. Os editores de texto abaixo funcionam na nuvem e podem ser instalados em um servidor próprio, permitindo que você programe colaborativamente com alguém do outro lugar do mundo ou faça aquela alteração de última hora no projeto.

KodeWeave

É fã do Codepen.io, mas gostaria que ele pudesse ser instalado na sua infraestrutura de forma a compartilhar de maneira mais fácil experimentações com colegas ou alunos? Então vai adorar o KodeWeave. Com ele, é possível escrever código HTML, CSS e JS em uma das quatro janelas disponíveis e ver o resultado na hora, bem no estilo já conhecido por muitos desenvolvedores frontend.

ICEcoder

Trata-se de uma web IDE que faz uso do excelente CodeMirror para highlight e edição de código. O ICEcoder necessita apenas de PHP5 para funcionar e oferece recursos avançados, como múltiplos cursores, login, temas, fechamento automático de tags, Emmet, diff visual, hints e outras opções que normalmente só seriam encontradas em um editor desktop.

Codiad 

O Codiad foi construído para ser simples, rápido e interativo, mas apesar disso não fica atrás de nenhuma das outras opções ao oferecer uma série de recursos, como suporte para mais de 40 linguagens, sistema de plugins, suporte multiusuário, colaboração em tempo real etc. Ele necessita de PHP5+ e Apache2 para funcionar, mas dispensa o banco de dados.

Eclipse Orion

É um projeto da Eclipse Foundation, a mesma que possui a famosa IDE de mesmo nome utilizada por muitos desenvolvedores. Ao contrário desta, o Orion é escrito em JavaScript e possui recursos avançados, como code completion, checagem de erros, mapa de código, além de suporte para diferentes temas visuais e uma excelente integração com o Git através da interface web do editor.

Eclipse Che

Mais um projeto da Fundação Eclipse, só que, desta vez, em Java. O sistema de funcionamento do Che se diferencia um pouco do Orion por fazer uso intensivo de containers Docker. O Che funciona com qualquer imagem Docker tanto do Dockerhub quanto de um registry próprio. Além disso, ele permite que você trabalhe via web ou com outro editor desktop de sua preferência, ao montar o workspace localmente via SSH. Se não bastasse isso, o Che é capaz de “injetar” agentes no workspace de forma a oferecer recursos como depuradores e profilers, mesmo quando utilizado no navegador. Definitivamente, vale a pena conferir.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Themes
grupo IO