Offline: governos promoveram mais de 50 bloqueios à internet em 2016
[ad_1]
Levantamento mostrou que diversos países utilizaram esse artifício para restringir o acesso dos cidadãos a informações e às redes sociais
Embora 2016 já tenha acabado, as histórias sobre o ano que passou ainda rendem muito assunto. No mundo da tecnologia, por exemplo, além de o período oferecer novos celulares, placas de vídeos e processadores das principais empresas do ramo, também tivemos uma expansão do acesso a serviços online e à própria internet. Infelizmente, o contrário também é verdadeiro, já que, segundo o IPS, 2016 trouxe dezenas de casos de governos impedindo que seus cidadãos acessassem a rede.
De acordo com o portal internacional, esse bloqueio à web ocorreu mais de 50 vezes ao longo do ano passado, limitando tanto a liberdade de expressão das pessoas em determinados países quanto suprimindo dados de eleições e da economia ao público geral. Para Deji Olukotun, gerente sênior global de advocacia da Access Now – uma organização de direitos digitais –, os piores casos desse tipo estão associados a violações graves dos direitos humanos, com os “apagões” andando de mãos dadas com diversas atrocidades.
Leia mais…
[ad_2]
Artigo original